Cursos
O que ameaça a democracia e o jornalismo?
As transformações tecnológicas e estruturais da sociedade capitalista contemporânea nos conduziu a duas crises fundamentais e interligadas: a crise da democracia e a do jornalismo. A polarização política e as fake news são fatores com os quais temos que lidar, mas são sintomas e não as causas do que vivemos. Como entender as ameaças que se colocam para uma democracia sob ataque e para o exercício de um jornalismo crítico e independente num mundo segmentado e controlado pelas big techs?
Este curso – coordenado pelo jornalista e editor chefe de Outras Palavras, Antonio Martins, e pelo professor Maurício Ayer – propõe conteúdos, análises e reflexões que ajudam a enfrentar alguns dos grandes desafios de nosso tempo. Em sua elaboração, foram entrevistados/as profissionais e ativistas de destaque nas mídias livres, universidades e ativismo brasileiros.
Dividido nas seguintes aulas e entrevistas
Aulas Iniciais
- Sobrevoo histórico do jornalismo: da invenção da imprensa às redes sociais
- Microssegmentação e sociedade do controle
- Os algoritmos e a captura da vida comum pelas big techs
- Muros e catracas sociais impostas pelas big techs
Aulas finais
- Caminhos para a democratização da internet
- Caminhos para resgatar a esfera pública e a comunicação livre
- Que papel deve ter o jornalismo nas novas formas de democracia
Entrevistas
Bruno Torturra, Luís Nassif, Rosemary Segurado, Sergio Amadeu de Almeida, Leandro Saraiva, Lucas Vilalta, Rafael Evangelista, Rafael Bellan, Ladislau Dowbor, Paulo Cannabrava
O que você vai aprender neste Curso?
Retrato de uma crise estrutural
Há uma ligação estrutural entre a crise atual da democracia e o esvaziamento do jornalismo como área estratégica na construção e qualificação do espaço público. Sob o pretexto da “hiperconexão”, a vida tornou-se fragmentada e individualizada.
Diagnóstico: entendendo o problema
Como isso aconteceu? Como a informação foi capturada num mundo de redes sociais, algoritmos e fake news ? Entenda por que o uso político das notícias falsas e mentiras, algo que sempre existiu, ganhou tamanha centralidade na vida contemporânea e como isso corrói o espaço político
Por um novo papel para o jornalismo
Como construir saídas para redemocratizar o espaço público? Como pensar um novo jornalismo para enfrentar as lutas democráticas do presente – e estar preparado para pensar as lutas do futuro?

Para quem este curso é indicado?
Pontos de cultura, associações e movimentos que trabalham com informação jornalística; jornalistas independentes; comunicadores; estudantes de comunicação; interessados em geral.
Entenda como se cadastrar e iniciar seus cursos agora!
