Cursos
Alternativas para o financiamento das mídias livres
Num contexto de crise democrática e de captura da internet pelas Big Techs, tem sido extremamente desafiador para projetos de jornalismo independente e crítico obter financiamento para suas atividades. Este curso apresenta informações e discussões sobre alternativas que vêm sendo adotadas por coletivos, associações e microempresas de jornalismo para viabilizar seus projetos. Serão abordados modelos como financiamento coletivo, apoio de fundações e os pontos de mídia livre do programa Cultura Viva. Além disso, o curso explora alternativas estruturais, como propostas de lei — no Brasil e em outros países — que visam à taxação das plataformas digitais e ao financiamento público do jornalismo.
Dividido nas seguintes aulas e entrevistas
Aulas Iniciais
- Experiências internacionais de financiamento ao jornalismo (França, Austrália e Canadá)
- Pesquisa acadêmica sobre financiamento das mídias livres
- Financiamento coletivo para o jornalismo (crowdfunding)
Aulas finais
- Fundações e editais
- Pontos de mídia livre do Ministério da Cultura
- Experiência inspiradora: o Fundo Setorial do Audiovisual
- Produção colaborativa de conteúdos
Entrevistas
Célio Turino, Natália Viana, Leandro Saraiva, Roseli Figaro, Laurindo Leal Filho, Laura Schenkel
O que você vai aprender neste Curso?
Formas de Financiamento Independente
Como funcionam as principais formas de financiamento das mídias independentes, com dicas de profissionais que são referência no jornalismo e na academia
Possíveis políticas públicas de fomento ao jornalismo
Como são as políticas públicas para financiamento do jornalismo, em construção no Brasil e em outros países.
Inspirações para um novo ecossistema midiático
A construção política e técnica do Fundo Setorial do Audiovisual e uma série de projetos de construção colaborativa de conteúdo ensinam caminhos e possibilidades para o jornalismo

Para quem este curso é indicado?
Pontos de cultura, associações e movimentos que trabalham com informação jornalística; jornalistas independentes; comunicadores; estudantes de comunicação; interessados em geral.
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